Como Escolher e Onde Usar Azeite: Guia Completo para os Amantes da Culinária
A Importância do Azeite na Culinária e seus Benefícios para a Saúde:
O azeite possui vitaminas monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além de propriedades antioxidantes que proporcionam vários benefícios à saúde . No Brasil, o azeite é usado com frequência para temperar saladas e em carnes, pois realça o sabor dos alimentos.
Dicas para escolher um bom azeite:Melhor azeite é aquele que tem acidez de até 0,8%, chamado de azeite de oliva extra virgem, isso porque esse tipo de azeite, devido à sua menor acidez, tem maior quantidade gorduras boas, melhor qualidade nutricional e mais benefícios para a saúde.
Utilizando o azeite na cozinha
Azeite Refinado
Esse é o mais comum e facilmente encontrado nos mercados. Para o preparo do óleo, o azeite passa pela prensagem e, depois dessa etapa, pelo refinamento. Com isso, acaba-se perdendo propriedades importantes, como a cor, aroma e nutrientes. De todos os tipos, é o que menos tem qualidade e oferta menos benefícios. Por conta de sua produção, esse tipo de azeite tem maior acidez, o que o deixa atrativo para determinados usos – como grelhar, refogar e fritar alimentos. Outra característica importante, é que ele é recomendado para esse uso, pois sofre menos alterações químicas em altas temperaturas.
Azeite Virgem
É um dos tipos de azeite que mais apresenta pureza, isso devido ao seu processo de fabricação: o óleo é extraído da azeitona por processos mecânicos, impedindo a perda de propriedades nutricionais e características.
A acidez – variando de 0,8% a 1,5%, o torna ideal para tempero de pratos quentes e refogar alguns alimentos, pois também não tem alteração considerativa a altas temperaturas. Esse é um dos melhores tipos de azeite para cozinhar.
Considerado o mais nobre e valorizado, o extra virgem tem seu processo de produção ainda mais meticuloso. Com azeitonas selecionadas, toda a extração é feita a frio – garantindo todas suas propriedades originais e mantendo a acidez em 0,8%.
Azeite extravirgem
Por isso, ele se torna o campeão para consumo in natura, ou seja, em pratos frios – como o tempero de alguns pratos, sendo um excelente tipo de azeite para salada. Mas também pode ser usado para pratos quentes, mas evitando frituras ou altas temperaturas – uma vez que isso afeta seus nutrientes.
Azeite Aromatizado
Encerrando os azeites “tradicionais” e mais conhecidos, temos a opção do aromatizado. Com a popularização do óleo, suas variações começaram a surgir. Esse tipo, nasceu da união dos azeites comuns, com óleos de outros temperos – alho, manjericão e etc.
Azeite Orgânico
Os orgânicos estão se tornando cada vez mais procurados, principalmente pela preocupação com sustentabilidade e mais saúde. Afinal, são produtos que preservam o máximo possível das características naturais daquele alimento e prezam pela produção com respeito ao meio ambiente.
Além desses 7 tipos, também temos o azeite de dendê, porém, apesar do nome remeter ao produto extraído da azeitona, não é exatamente um tipo de azeite. Ele é obtido através do óleo de palma e muito usado na culinária africana.
Azeite Especial
Muito confundido com o aromático, eles têm suas diferenças significativas. Neles, são adicionadas especiarias mais raras, como por exemplo as trufas. Logo, se torna ideal para o preparo de pratos mais especiais, com cogumelos e ovos.
Qual o melhor tipo de azeite para cozinharCom tamanha variedade e tipos, existe a dúvida de qual o melhor tipo de azeite para a cozinha. Primeiro, é preciso identificar a necessidade:
Para um uso mais do dia a dia, a recomendação é utilizar azeite virgem e extravirgem. Apenas cuidado com a temperatura que o segundo será exposto – opte por temperos de salada e no máximo receitas quentes.
Já para ocasiões especiais, o aromatizado e especial, são excelentes pedidas para o evento. Só tente harmonizar a receita com a especiaria utilizada para o preparo desse tipo de azeite.
Benefícios de usar azeite na comida
Por ser fruto da extração de um óleo saudável presente na azeitona, o azeite tem grandes propriedades para a saúde, tais comoÉ benéfico para a saúde cardiovascular, pois controla a presença do LDL – a gordura ruim.
- Age como um potente antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres;
- Reduz inflamações no corpo, já que a Vitamina E é um anti-inflamatório natural poderoso;
- Entretanto, é preciso um alerta. Como é uma gordura, por mais que seja “boa”, ainda é necessário ter muita cautela. A regra do “tudo em excesso faz mal” vale aqui e é o tema do nosso próximo tópico:
- É saudável consumir diariamente?Para aproveitar todos os benefícios que esse óleo oferece para a saúde, é preciso se atentar ao exagero e também a sua forma deutilização. Especialistas recomendam um consumo máximo de 4 colheres de sopa do ingrediente.Afinal, acima dessa quantidade, o excesso de calorias presente no azeite podem aumentar a gordura no sangue.